Connect with us

Livros

O Mundo Gay de António Botto

O Mundo Gay de António Botto
O Mundo Gay de António Botto

Título: O Mundo Gay de António Botto
Autor: Anna M. Klobucka 

Editora: Documenta
Tema: Literatura
Ano: 2018
ISBN: 9789898902160

Sinopse: Este ensaio reavalia a figura literária de António Botto como um fenómeno excecional para a época, de um escritor que a partir do início dos anos 1920 corajosamente produz e coloca em circulação aberta (em revistas e livros acessíveis ao público leitor em geral) um discurso poético homoerótico sem precedentes no contexto não apenas português, mas também europeu e global.

O Mundo Gay de António Botto procura resgatar e dignificar a memória de Botto em face da sua reputação histórico-literária estabelecida como um «poeta menor», para muitos até «medíocre», acentuando o carácter extraordinário do seu trabalho cultural.

Botto conseguiu elevar-se das origens sociais humildes e estabelecer-se como um protagonista importante no meio literário português graças à sua escrita profundamente original, cujo mérito artístico e social era reconhecido por muitos que o apoiavam no seu percurso — com destaque particular para Fernando Pessoa — e que merece ser afirmado também na época contemporânea.

Sobre o Autor: Anna M. Klobucka é professora no Departamento de Português da Universidade de Massachusetts Dartmouth (EUA), onde leciona principalmente literatura portuguesa e literaturas africanas em língua portuguesa.

É autora de O Formato Mulher: A Emergência da Autoria Feminina na Poesia Portuguesa (Angelus Novus, 2009) e Mariana Alcoforado: Formação de um Mito Cultural (IN-CM, 2006; ed. original Bucknell University Press, 2000).

Co-organizou também, com Helena Kaufman, After the Revolution: Twenty Years of Portuguese Literature 1974-1994 (Bucknell, 1997); com Mark Sabine, O Corpo em Pessoa: Corporalidade, Género, Sexualidade (Assírio & Alvim, 2010); e, com Hilary Owen, Gender, Empire, and Postcolony: Luso-Afro-Brazilian Intersections (Palgrave Macmillan, 2014).

É co-editora da revista Portuguese Literary and Cultural Studies e editora da Adamastor Book Series (Tagus Press, UMass Dartmouth).


Também poderás gostar:

Orgulho Gay 🌈

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Livros

Pão de Açúcar

Em Fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos.

Título: Pão de Açúcar
Autor: Afonso Reis Cabral 

Editora: Dom Quixote
Tema: Romance
Ano: 2018
ISBN: 9789722065993

Sinopse: Em Fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos.

Rafa encontrara o local numa das suas habituais investidas às zonas sujas, e aquela espécie de barraca despertou-lhe imediatamente o interesse. Depois, dividido entre a atracção e a repulsa, perguntou-se se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos. Mas que valor tem um tesouro que não pode ser mostrado?

Romance vertiginoso sobre um caso verídico que abalou o País, fascinante incursão nas vidas de uma vítima e dos seus agressores, Pão de Açúcar é uma combinação magistral de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias meticulosamente desenhadas, que vem confirmar o talento e a maturidade literária de Afonso Reis Cabral.

Também poderás gostar:

Continue Reading

Livros

Meninos de Ninguém – O caso Gisberta e outras histórias

Como se lê na contracapa do livro, trata-se de «dezoito histórias de miúdos para despertar graúdos». Com posfácio de Luís Fernandes, Meninos de Niguém reúne histórias antes publicadas no Público a escancarar a dura realidade de crianças que crescem em territórios críticos deste Portugal do princípio do século XXI.

Título: Meninos de Ninguém – O caso Gisberta e outras histórias
Autor: Ana Cristina Pereira  

Editora: Ulisseia
Tema: Outras Formas Literárias
Ano: 2009
ISBN: 9789725686171

Sinopse: Como se lê na contracapa do livro, trata-se de «dezoito histórias de miúdos para despertar graúdos». Com posfácio de Luís Fernandes, Meninos de Niguém reúne histórias antes publicadas no Público a escancarar a dura realidade de crianças que crescem em territórios críticos deste Portugal do princípio do século XXI.

D. já nem pensa na transexual, sem-abrigo, seropositiva, que agrediu. Sérgio tem dificuldade em adormecer com o tráfico. Ana quer ser traficante. Carolina foge da comunidade terapêutica e seduz «velhos» para comprar droga. Numa pensão manhosa, uma menina espera pela mãe que por sua vez espera por clientes. António e Idalino levantam-se cedo e vão mendigar. Rita já abortou três vezes e já teve uma filha do namorado que a maltrata. Meia dúzia de miúdos troca histórias de terror numa casa-abrigo.

Manuel é empurrado de familiar em familiar e posto a trabalhar numa sucata. Celso tomou uma atitude. Maria só pode aspirar a casar, ter filhos, fazer vida de feira. Ana Isabel reclama casa e pouco lhe importa que seja num bairro. Debaixo de holofotes, a família Pinto aguarda o regresso do bebé raptado. Fábio quer ser polícia fora do Aleixo que o viu nascer. Os miúdos dos gangues ETA e PPR tentam fazer figura. Siga, herói para alguns, está preso. Grilo, que ia pelo mesmo caminho, foi morto por um companheiro de gangue. Rúben, que roubava com gozo, mudou de rumo, parece outro.

Também poderás gostar:

Continue Reading

Livros

Diabruras de um Gay Assumido

Diabruras de um Gay Assumido
Diabruras de um Gay Assumido

Título: Diabruras de um Gay Assumido
Autor: Alexa Wolf 

Editora: Mosaico de Palavras
Tema: Literatura Erótica
Ano: 2009
ISBN: 9789898253248

Sinopse: Alexa Wolf é uma prolífica escritora portuguesa, cujos livros abundam em humor e sarcasmo, elementos essenciais de que a autora se serve para captar o interesse do leitor e denunciar certas situações da sociedade moderna. Nesse espírito se enquadra a sua obra mais recente – Diabruras de um gay assumido -, em que pelo humor a autora põe a nu certos comportamentos sociais já estereotipados que o pensamento dominante não ousa “esmiuçar”.

Também poderás gostar:

Continue Reading