Meninos de Ninguém – O caso Gisberta e outras histórias

Título: Meninos de Ninguém – O caso Gisberta e outras histórias
Autor: Ana Cristina Pereira  

Editora: Ulisseia
Tema: Outras Formas Literárias
Ano: 2009
ISBN: 9789725686171

Sinopse: Como se lê na contracapa do livro, trata-se de «dezoito histórias de miúdos para despertar graúdos». Com posfácio de Luís Fernandes, Meninos de Niguém reúne histórias antes publicadas no Público a escancarar a dura realidade de crianças que crescem em territórios críticos deste Portugal do princípio do século XXI.

D. já nem pensa na transexual, sem-abrigo, seropositiva, que agrediu. Sérgio tem dificuldade em adormecer com o tráfico. Ana quer ser traficante. Carolina foge da comunidade terapêutica e seduz «velhos» para comprar droga. Numa pensão manhosa, uma menina espera pela mãe que por sua vez espera por clientes. António e Idalino levantam-se cedo e vão mendigar. Rita já abortou três vezes e já teve uma filha do namorado que a maltrata. Meia dúzia de miúdos troca histórias de terror numa casa-abrigo.

Manuel é empurrado de familiar em familiar e posto a trabalhar numa sucata. Celso tomou uma atitude. Maria só pode aspirar a casar, ter filhos, fazer vida de feira. Ana Isabel reclama casa e pouco lhe importa que seja num bairro. Debaixo de holofotes, a família Pinto aguarda o regresso do bebé raptado. Fábio quer ser polícia fora do Aleixo que o viu nascer. Os miúdos dos gangues ETA e PPR tentam fazer figura. Siga, herói para alguns, está preso. Grilo, que ia pelo mesmo caminho, foi morto por um companheiro de gangue. Rúben, que roubava com gozo, mudou de rumo, parece outro.

Também poderás gostar:

Publicidade

Últimos Artigos

Latest Posts

Publicidade

Não percas

Publicidade