Marvel anuncia o primeiro Capitão América gay

No 80.º aniversário da personagem Capitão América, Marvel revela o primeiro ‘Capitão América’ Gay na nova série de BD.

Aaron Fischer, um adolescente gay, “representa os oprimidos, e os esquecidos”, assumirá o manto do Capitão América

Na série limitada The United States of Captain America, Steve Rogers (o Capitão América original) e outras personagens atravessam os Estados Unidos para encontrar o seu escudo roubado. Pelo caminho, eles encontram “pessoas comuns de todos os estratos sociais que pegaram no manto do Capitão América para defender as suas comunidades”, disse Marvel.

Uma dessas pessoas comuns é o novo personagem Aaron Fischer, também conhecido como Capitão América dos Caminhos-de-Ferro, “um adolescente destemido que se levantou para proteger os seus companheiros de fuga e os que não estão em liberdade”. Aaron tornar-se-á também o primeiro personagem LGBTQ+ na história dos quadrinhos a carregar o manto do Capitão América com a sua estreia programada para coincidir com o Mês do Orgulho nos EUA.

O artista da série limitada Jan Bazaldua disse numa declaração: “Como transexual, estou feliz por poder apresentar uma pessoa abertamente gay que admira o Capitão América e luta contra o mal para ajudar aqueles que são quase invisíveis para a sociedade. Enquanto o desenhava, pensei, bem, o Capitão luta contra seres super-poderosos e salva o mundo quase sempre, mas Aaron ajuda aqueles que andam sozinhos na rua com problemas que enfrentam todos os dias”.

A Marvel alegadamente tinha uma política “No Gays in the Marvel Universe” nos anos 80 e, nos anos 90, colocou um rótulo “Apenas Adultos” em qualquer banda desenhada com personagens LGBTQ+ proeminentes, em resposta a protestos conservadores. O primeiro personagem gay da editora, Northstar da equipa de super-heróis canadianos Alpha Flight, foi planeado como tal pelo criador John Byrne em 1979, mas a sua sexualidade só foi revelada na página em 1992.

Mas, nos últimos anos, a Marvel moveu-se para diversificar o seu elenco de super-heróis. Hulkling e Wiccan dos Jovens Vingadores foram revelados como sendo namorados em 2010. Em 2012 Northstar casou finalmente com o seu parceiro de longa data no primeiro casamento da Marvel com o mesmo sexo, uma década após os super-heróis Apollo e Midnighter de DC terem casado numa edição de 2002 da The Authority. E em 2015, Iceman, um dos X-Men originais criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, saiu como uma personagem LGBT.

Publicidade

Últimos Artigos

Latest Posts

Publicidade

Não percas

Publicidade