Experiência Social: Homofobia em Portugal

Este episódio com o tema central homofobia, tinha como objetivo de responder às seguintes questões:

  • Existe homofobia em Portugal?
  • Os portugueses são homofóbicos?
  • Os casais homossexuais podem estar à vontade como qualquer outro casal em lugares públicos?

Para responder a estas questões realizaram uma experiência através de uma cena encenada em que os dois rapazes estavam de mãos dadas e abraçados numa paragem de autocarro. O casal são insultados à vista de todos por uma mulher homofóbica que reprova aquele tipo de comportamento. O objectivo era entender a opinião das pessoas e se alguém estava disposto a intervir perante aquela situação de preconceito.

Existe todo o tipo de reacções desde pessoas predispostas a ajudar (🙏), indiferenças e pessoas homofóbicas. Veja/Reveja este vídeo na integra pois vale muito a pena. O programa de Conceição Lino conta também com testemunhos reais de jovens homossexuais vítimas de pais homofóbicos.

‘É contra natura. Se fosse um filho meu era tristeza grande que eu tinha.”‘

– comenta o participante da experiência.

Ser homossexual não é crime em Portugal. No entanto, durante o ano de 2018, o Observatório da Discriminação recebeu 186 queixas válidas por situações de discriminação em função da orientação sexual, identidade e expressão de género ou características sexuais. Se foi vítima de incidentes/crimes discriminatórios em 2019 e quiser denunciar por favor preencha o questionário por cada incidente/crime.

LINHA LGBT – Linha Telefónica de Apoio e Informação LGBT

218 873 922 //969 239 229 // De Quarta a Sábado, das 20H às 23H

Fonte: ILGA e SIC NOTÍCIAS

Publicidade

Últimos Artigos

Latest Posts

Publicidade

Não percas

Publicidade