Festival da Canção 2020 | António Avelar Pinho

António Manuel Flor Avelar de Pinho (Entroncamento, 27 de Maio de 1947) foi membro fundador de grupos como Filarmónica Fraude (1967) e Banda do Casaco (1973). Avelar de Pinho foi músico, é autor, produtor, escritor de canções e livros.

Em 1980 entrou para o Departamento Nacional de Artistas e Reportório da Valentim de Carvalho. Trabalhou ainda com diversos nomes da música nos últimos 40 anos, como Rui Veloso, Doce e Né Ladeiras. Foi um dos autores da personagem Avô Cantigas.

Com o seu colega Nuno Rodrigues escreveu para vários nomes da música nacional como Lara Li, Gabriela Schaaf ou Concha. Em 1977 escreveu e coproduziu o disco do programa “Fungagá da Bicharada”.

Foi empresário de artistas famosos como Carlos Paredes ou Rão Kyao. Escreveu para o álbum de estreia de Rita Guerra. Funda a Companhia das letras e produz programas de televisão como o Top Mais.

António Avelar Pinho já participou duas vezes no Festival RTP da Canção, na edição de 2006 foi o autor da letra de “Bem Mais Além” interpretada pelos MariaFolia e em 2007 com os TribUrbana.

https://www.youtube.com/watch?v=tznNu2k6Zjs
“Bem Mais Além”
https://www.youtube.com/watch?v=c92qd4uTLC0

(em atualização)

Também poderás gostar:

Publicidade

Últimos Artigos

Latest Posts

Publicidade

Não percas

Publicidade